Pular para o conteúdo principal

Conheça um pouco sobre o trabalho voluntário


Todo mundo, em algum momento da vida, já ouviu falar sobre trabalho voluntário. Seja pela televisão, nas conversas de família no fim de ano em que algum parente diz que o filho faz trabalho voluntário, pelas redes sociais ou até mesmo escutando uma conversa de desconhecidos na rua. Mas aí você se pergunta, afinal de contas, o que é exatamente ser um voluntário?

O que é o trabalho voluntário?
O objetivo de um trabalho voluntário é antes de qualquer coisa, ajudar o próximo. O voluntariado é um conjunto de ações de interesse comunitário e social e é feito sem recebimento de qualquer lucro ou remuneração. O único pagamento é fazer bem a quem precisa.

Como ser um voluntário?
Há muitas formas de ajudar uma ONG ou uma instituição. Você pode ser voluntário exercendo sua profissão, por exemplo, se você é médico, pode ajudar com consultas; um professor pode dar aulas para adultos ou crianças; um advogado pode dar aconselhamento jurídico; um profissional de educação física pode trabalhar os esportes para quem frequenta a instituição, enfim, cada profissional pode ajudar fazendo o que sabe. Mas além desses profissionais, pode ser voluntário quem quer ajudar em outros tipos de trabalho necessários, como brincar com as crianças ou entreter os idosos, tudo depende de onde você está realizando o trabalho voluntário. O importante é procurar algo que você goste e ajudar a proporcionar momentos felizes para aqueles que precisam.

Qualquer pessoa pode ser um voluntário?
Sim. Existem programas de voluntariado para todas as idades, desde jovens até idosos. Porém, para trabalhos voluntários em intercâmbios, alguns países exigem que a idade mínima seja de 18 ou 21 anos, dependendo do local.

Qual a importância de ser um voluntário?

Existem tantos tipos de ONGS e instituições que necessitam de voluntários, que não daria para falar em poucas linhas. Alguns desses são por exemplo, abrigos de animais, lar de idosos, orfanatos, instituições que ajudam famílias carentes, entre tantos outros. E todos precisam de ajuda para ajudar. A grande maioria não conseguiria fazer o seu trabalho se não fossem os voluntários que estão sempre lá mantendo de pé aquele lugar tão importante, independente do trabalho que ele faça. Ser um voluntário é muito mais do que ajudar pessoas, é tornar a sua vida uma experiência completamente nova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do voluntariado

“ Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário” (Amamos.org) A instituição Amamos que oferece auxílio a crianças em situação de vulnerabilidade social no município de Osasco, lista uma série de peculiaridades do trabalho voluntário. Um texto interessante para quem deseja conhecer esse universo, tão rico e produtivo. Eis algumas delas: Todos podem ser voluntários Trabalho voluntário é uma experiência aberta a todos. Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Muito pelo contrário todos podem contribuir a partir da ideia de que o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica

Conheça o Bazar da Mão Amiga!

A Mão Amiga mantém um bazar onde arrecada roupas, calçados, brinquedos etc em bom estado de conservação. Você pode doar o ano inteiro! As peças são vendidas a um valor simbólico para que a comunidade tenha oportunidade de comprar produtos super baratos e, assim, ainda ajudar a Mão Amiga a se manter de pé. Afinal, a instituição não tem fonte de renda e precisa pagar suas contas de água, luz e telefone.               O bazar funciona em um cômodo alugado perto  da  sede, do outro lado da rua.  Quer nos conhecer? Anote aí o  nosso  endereço :  Avenida Darcy Vargas, nº 87, Bairro Ipiranga, Juiz de Fora. Ou   ligue   pra gente, buscamos a sua doação em casa: (32) 3082-1276

Faça sua parte!

Além de doar   alimentos,   leite   e   roupas, você também pode contribuir com   dinheiro. O valor é determinado por   você, é o chamado apadrinhamento , destinado ao auxílio das   famílias necessitadas   atendidas pela   Mão Amiga. Pode-se doar também através do   carnê de doação , que é uma doação mensal direcionada para pagar as contas da entidade. Doando qualquer valor você vai proporcionar uma condição de   vida melhor   para mais de   200 famílias   e   80 crianças   atendidas pela entidade. Quer conhecer nosso trabalho de perto? Faça-nos uma visita ! DOAR É UM ATO DE SOLIDARIEDADE! Para doar entre em contato com a   Mão Amiga   através do telefone: (32)   3061-0265.  Ou se preferir vá até a nossa sede localizada na   Avenida Darcy Vargas, n° 87, bairro   Ipiranga,   Juiz de Fora - MG