Pular para o conteúdo principal

A importância do leite na infância

Desde os primeiros momentos após o nascimento, a amamentação apresenta-se como essencial à vida da criança. Já nos primeiros minutos de vida, e pelos próximos 6 meses, o leite é o primeiro e o mais importante alimento oferecido ao ser humano, além, claro, do desenvolvimento afetivo do bebê para com sua mãe.
O leite materno é dotado de inúmeros benefícios nutricionais e imunológicos que suprem com plenitude as necessidades nutricionais do bebê. Após esse período, deve ser introduzida alimentação complementar, de forma lenta e gradual.
De acordo com o crescimento da criança, sua alimentação é diversificada, porém os lácteos continuam a contribuir consideravelmente para a sua alimentação. O leite e seus derivados formam um dos grupos alimentares mais importantes, pois contém nutrientes como a Proteína (que auxilia no crescimento dos tecidos e órgãos), Gorduras, Vitaminas (do tipo: A, B1 e B2, embora também outras do tipo B e vitaminas C, D e E) além dos Minerais como: o Cálcio, o Potássio, o Fósforo, o Sódio, o Magnésio e o Zinco. A combinação de nutrientes também reduz o risco de hipertensão, especialmente o potássio.
Nos pré-escolares, de 2 à 4 anos, é indicado três porções ao dia de leite de vaca e derivados, diminuindo-se para 2 porções nas crianças entre 4 e 6 anos. Já na fase escolar e na adolescência, dos 7 aos 10 anos e dos 12 aos 18 anos respectivamente, recomenda-se a ingestão de 3 a 5 porções ao dia, a fim de garantir a adequada formação da massa óssea, muito acelerada na adolescência, além de prevenir a osteoporose na fase adulta.
A Importância do Cálcio para a formação dos ossos.
O cálcio, mineral mais abundante no corpo humano, é essencial para o desenvolvimento, manutenção e formação do nosso esqueleto, auxiliando assim o funcionamento das articulações e de uma boa dentição. Por isso é recomendada a ingestão do leite, pois são fontes de cálcio e é extremamente importante na redução do risco de fraturas por osteoporose, já que o nosso corpo tende a eliminá-lo mais do que adquirir, e com isso os ossos começam a se debilitar propondo assim um maior risco de fraturas. Assim, é possível perceber como é importante ingerir leite e seus derivados para a reposição do cálcio pois os ossos encontram-se num estado de rápido crescimento.
Diante da relevância da ingestão de leite, se houver pouca aceitação ou rejeição pelo consumo do leite, em sua forma natural, pelas crianças e adolescentes, os pais deverão ofertá-lo na forma de seus derivados, ou mesmo incluir o leite na preparação dos alimentos.
O Mão Amiga tem como campanha solidária a arrecadação de leite para famílias necessitadas, que precisam desse importante componente para a formação de suas crianças. Os pontos de coleta são:
Sociedade Beneficente Mão Amiga
Av. Darcy Vargas, 87 - bairro Ipiranga, Juiz de Fora
→ Acesso Comunicação Jr.
Faculdade de Comunicação - UFJF
 Lojas Top Fitness
Rua Mister Moore, 70/107
Galeria Epaminondas Braga, 14
Avenida Barão do Rio Branco, 2987
Avenida Itamar Franco, 1932

Ajude quem precisa!
(Por: Bárbara L.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do voluntariado

“ Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário” (Amamos.org) A instituição Amamos que oferece auxílio a crianças em situação de vulnerabilidade social no município de Osasco, lista uma série de peculiaridades do trabalho voluntário. Um texto interessante para quem deseja conhecer esse universo, tão rico e produtivo. Eis algumas delas: Todos podem ser voluntários Trabalho voluntário é uma experiência aberta a todos. Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Muito pelo contrário todos podem contribuir a partir da ideia de que o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica

Conheça o Bazar da Mão Amiga!

A Mão Amiga mantém um bazar onde arrecada roupas, calçados, brinquedos etc em bom estado de conservação. Você pode doar o ano inteiro! As peças são vendidas a um valor simbólico para que a comunidade tenha oportunidade de comprar produtos super baratos e, assim, ainda ajudar a Mão Amiga a se manter de pé. Afinal, a instituição não tem fonte de renda e precisa pagar suas contas de água, luz e telefone.               O bazar funciona em um cômodo alugado perto  da  sede, do outro lado da rua.  Quer nos conhecer? Anote aí o  nosso  endereço :  Avenida Darcy Vargas, nº 87, Bairro Ipiranga, Juiz de Fora. Ou   ligue   pra gente, buscamos a sua doação em casa: (32) 3082-1276

Faça sua parte!

Além de doar   alimentos,   leite   e   roupas, você também pode contribuir com   dinheiro. O valor é determinado por   você, é o chamado apadrinhamento , destinado ao auxílio das   famílias necessitadas   atendidas pela   Mão Amiga. Pode-se doar também através do   carnê de doação , que é uma doação mensal direcionada para pagar as contas da entidade. Doando qualquer valor você vai proporcionar uma condição de   vida melhor   para mais de   200 famílias   e   80 crianças   atendidas pela entidade. Quer conhecer nosso trabalho de perto? Faça-nos uma visita ! DOAR É UM ATO DE SOLIDARIEDADE! Para doar entre em contato com a   Mão Amiga   através do telefone: (32)   3061-0265.  Ou se preferir vá até a nossa sede localizada na   Avenida Darcy Vargas, n° 87, bairro   Ipiranga,   Juiz de Fora - MG