Pular para o conteúdo principal

Dona Virgínia

A Sociedade Beneficente Mão Amiga conta hoje com 12 voluntários fixos. Uma delas é a d. Virgínia, uma mulher guerreira e batalhadora que por toda a vida dedicou seu tempo aos filhos e a quem mais precisa. Virgínia Aparecida Gregório da Silva é o seu nome. 51, a sua idade. Bela Aurora, o seu bairro, e Solidariedade, o seu codinome. Por profissão, d. Virgínia é acompanhante e, por amor, é voluntária na instituição Mão Amiga.


D. Virgínia e as meninas do curso de Jornalismo da UFJF. (Foto: Luma Perobeli)


Antes de se tornar uma voluntária, d. Virgínia era auxiliar de enfermagem em um hospital e acompanhante nas horas extras, para complementar a renda. Mesmo muito atarefada, com dois empregos, filhos e casa para cuidar, ela sentia que faltava algo. Foi então que o destino se encarregou disso e fez com que há 8 anos d. Virgínia conhecesse o trabalho de amor e solidariedade que d. Cida prestava a toda a comunidade do entorno do Ipiranga. “Ah, eu conheci e gostei, né. Fiquei e tô aqui até hoje”. Desde então, d. Virgínia é o braço direito de d. Cida: ela atende ao telefone, faz cadastro, carrega caixa, limpa, cozinha, organiza encontros, marca palestras, seleciona beneficiados, monta cestas básicas, separa doações, e ainda nos recebe com um sorriso no rosto que dá gosto de ver. Todas as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 16h, é certo que encontramos d. Virgínia na sede da instituição.

Casada e com três filhos, d. Virgínia se orgulha ao falar dos filhos, nascidos e criados no bairro Belo Aurora: “Minhas crianças, graças a Deus, foram criadas lá, naquele pedacinho, e hoje em dia são dignas de qualquer coisa, sabe. São trabalhadores, minha menina é formada...”. Com alegria no olhar, ela fala ainda da filha e dos netinhos: “Eu tenho uma menina e dois meninos. Minha filha formou em Contabilidade, e agora ela fez segurança do trabalho. Todos estão casados, e eu tenho três netinhos”. 

Sobre as histórias que presencia toda semana na instituição, D. Virgínia ressalta que são inúmeras e diversas, mas que vê que por mais que a nossa situação seja ruim, sempre tem alguém que precisa mais de ajuda: “são pessoas necessitadas de carinho e atenção, sabe”. Além de atender as 250 famílias já registradas, o Mão Amiga ajuda também as pessoas sem cadastro que vão até à sede pedir doação: “A gente vê que tem gente pedindo açúcar, pede óleo, pede pão, pede tudo, menina. É gente que a gente vê que realmente tá precisando”.

D. Virgínia: “O que me fez ficar foi a vontade de ajudar”. (Foto: Yasmin Machado Dias)
Muito obrigada, d. Virgínia. Saiba que o que ainda nos faz ter fé na humanidade são pessoas como a senhora, que se dedicam tanto tempo aos que mais precisam. São atitudes como as suas e as da d. Cida que tornam o mundo melhor. Obrigada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do voluntariado

“ Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário” (Amamos.org) A instituição Amamos que oferece auxílio a crianças em situação de vulnerabilidade social no município de Osasco, lista uma série de peculiaridades do trabalho voluntário. Um texto interessante para quem deseja conhecer esse universo, tão rico e produtivo. Eis algumas delas: Todos podem ser voluntários Trabalho voluntário é uma experiência aberta a todos. Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Muito pelo contrário todos podem contribuir a partir da ideia de que o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica

Conheça o Bazar da Mão Amiga!

A Mão Amiga mantém um bazar onde arrecada roupas, calçados, brinquedos etc em bom estado de conservação. Você pode doar o ano inteiro! As peças são vendidas a um valor simbólico para que a comunidade tenha oportunidade de comprar produtos super baratos e, assim, ainda ajudar a Mão Amiga a se manter de pé. Afinal, a instituição não tem fonte de renda e precisa pagar suas contas de água, luz e telefone.               O bazar funciona em um cômodo alugado perto  da  sede, do outro lado da rua.  Quer nos conhecer? Anote aí o  nosso  endereço :  Avenida Darcy Vargas, nº 87, Bairro Ipiranga, Juiz de Fora. Ou   ligue   pra gente, buscamos a sua doação em casa: (32) 3082-1276

Faça sua parte!

Além de doar   alimentos,   leite   e   roupas, você também pode contribuir com   dinheiro. O valor é determinado por   você, é o chamado apadrinhamento , destinado ao auxílio das   famílias necessitadas   atendidas pela   Mão Amiga. Pode-se doar também através do   carnê de doação , que é uma doação mensal direcionada para pagar as contas da entidade. Doando qualquer valor você vai proporcionar uma condição de   vida melhor   para mais de   200 famílias   e   80 crianças   atendidas pela entidade. Quer conhecer nosso trabalho de perto? Faça-nos uma visita ! DOAR É UM ATO DE SOLIDARIEDADE! Para doar entre em contato com a   Mão Amiga   através do telefone: (32)   3061-0265.  Ou se preferir vá até a nossa sede localizada na   Avenida Darcy Vargas, n° 87, bairro   Ipiranga,   Juiz de Fora - MG