Pular para o conteúdo principal

A importância do voluntariado



Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário” (Amamos.org)

A instituição Amamos que oferece auxílio a crianças em situação de vulnerabilidade social no município de Osasco, lista uma série de peculiaridades do trabalho voluntário. Um texto interessante para quem deseja conhecer esse universo, tão rico e produtivo. Eis algumas delas:
  • Todos podem ser voluntários
Trabalho voluntário é uma experiência aberta a todos. Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Muito pelo contrário todos podem contribuir a partir da ideia de que o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica exatamente para se abrir a novas experiências e vivências.
  • Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe
Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento, mas , ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidades de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.
  • Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária.
Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Este sentimento de estar sendo útil a alguém também é uma motivação fortíssima para o envolvimento de pessoas como os idosos, aposentados, desempregados e portadores de deficiências que a sociedade tende a desvalorizar e considerar inúteis.
  • No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade.
A ação voluntária visa a ajudar pessoas em dificuldades, a resolver problemas sociais, a melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é eminentemente positivo ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo. O voluntariado reforça a solidariedade e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
  • Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade.
O voluntariado não compete com o trabalho remunerado nem com a ação do Estado. Sua função não é tapar buracos nem apenas compensar carências. Uma sociedade participante e responsável, capaz agir por si mesma, não espera tudo do Estado mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer.
  • As formas de ação voluntária são tão variadas quanto às necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.
Tradicionalmente no Brasil o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. O reconhecimento da urgência de ações nessas áreas não é contraditório com a valorização de novas possibilidades de voluntariado nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, etc. Cada necessidade social é uma oportunidade de ação voluntária. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo.
  • Voluntariado é ação.
O voluntário e uma pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.
  • Cada um é voluntário a seu modo.
Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. Grupos de vizinhos, de amigos, de estudantes ou aposentados, de colegas de trabalho que se mobilizam para ajudar pessoas e comunidades. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa. No voluntariado é assim: não há fórmulas nem receitas a serem seguidas.
  • Voluntariado é escolha.
Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade for mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.
  • Voluntariado é um fenômeno mundial.
À escolha do ano de 2001 pelas Nações Unidas como Ano Internacional do Voluntariado representa o reconhecimento internacional do voluntariado como fenômeno contemporâneo e global. Esta celebração é uma oportunidade a ser aproveitada para consolidar o voluntariado no Brasil como componente essencial de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa.

Fonte: Amamos.org

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Bazar da Mão Amiga!

A Mão Amiga mantém um bazar onde arrecada roupas, calçados, brinquedos etc em bom estado de conservação. Você pode doar o ano inteiro! As peças são vendidas a um valor simbólico para que a comunidade tenha oportunidade de comprar produtos super baratos e, assim, ainda ajudar a Mão Amiga a se manter de pé. Afinal, a instituição não tem fonte de renda e precisa pagar suas contas de água, luz e telefone.               O bazar funciona em um cômodo alugado perto  da  sede, do outro lado da rua.  Quer nos conhecer? Anote aí o  nosso  endereço :  Avenida Darcy Vargas, nº 87, Bairro Ipiranga, Juiz de Fora. Ou   ligue   pra gente, buscamos a sua doação em casa: (32) 3082-1276

Faça sua parte!

Além de doar   alimentos,   leite   e   roupas, você também pode contribuir com   dinheiro. O valor é determinado por   você, é o chamado apadrinhamento , destinado ao auxílio das   famílias necessitadas   atendidas pela   Mão Amiga. Pode-se doar também através do   carnê de doação , que é uma doação mensal direcionada para pagar as contas da entidade. Doando qualquer valor você vai proporcionar uma condição de   vida melhor   para mais de   200 famílias   e   80 crianças   atendidas pela entidade. Quer conhecer nosso trabalho de perto? Faça-nos uma visita ! DOAR É UM ATO DE SOLIDARIEDADE! Para doar entre em contato com a   Mão Amiga   através do telefone: (32)   3061-0265.  Ou se preferir vá até a nossa sede localizada na   Avenida Darcy Vargas, n° 87, bairro   Ipiranga,   Juiz de Fora - MG